terça-feira, 27 de março de 2012

TORTILLA MEXICANA


Um pouco de farinha, água e sal. As tortillas nascem dessa combinação simples que sustenta o sabor da culinária mexicana. A massa fina em formato redondo pode ser frita ou assada para obter uma espécie de panqueca crocante ou macia. Seja como for, aprenda como preparar uma tortilla mexicana que pode se transformar num taco, burrito ou enchilada. O recheio fica por sua conta.
Ingredientes para 12 tortillas:
- 2 xícaras de farinha de milho (ou de trigo)
- Meia xícara de água
- Sal 
- 2 folhas de papel manteiga ou filme plástico

Tradicionalmente, as tortillas são feitas de farinha de milho, mas burritos costumam levar farinha de trigo. Nos dois casos, a preparação começa misturando a água, sal (ingrediente opcional, recomenda-se cerca de duas colherinhas rasas de café) e a farinha devagar num recipiente grande que lhe permita amassar a mistura com as mãos enquanto a água é despejada. Amasse bastante e deixe a massa bem homogênea. Cubra e deixe descansando por 10 minutos.
Divida a massa em 12 pequenas bolas. Pegue cada bola e coloque-as entre duas folhas de papel manteiga ou de filme plástico. Aplaine a massa até que se transforme num círculo fino de cerca de 20 centímetros. Retire as folhas e repita o processo com as demais bolas. Para preparar a massa, você pode fritá-la ou assá-la. Para fritar, coloque óleo em uma frigideira, o suficiente para cobrir cerca de 4cm do recipiente. Esquente o óleo e coloque a tortilla por cerca de 50s e vire com cuidado. Quando o segundo lado começar a borbulhar, dobre a tortilla para que ela fique em formato de taco e deixe na frigideira por mais alguns segundos, o suficiente para a massa endurecer na forma desejada. Deixe secar com papel. Para assá-la no método tradicional, esquente uma frigideira anti-aderente e não use óleo ou gordura. Deixe esquentar por um minuto, até que a massa comece a inflar, e vire. Repita o processo até a massa ficar com pequenas marcas douradas dos dois lados. Não deixe a massa endurecer.