domingo, 20 de maio de 2012

QUEIJO E VINHOS... JUNTOS NOVAMENTE

Nova York – Nos velhos tempos, antes da internet ou mesmo da eletricidade, acreditava-se que o vinho tinto e o queijo combinavam perfeitamente, tão bem quanto a pompa casa com a circunstância. Era costume servir um prato de queijos após a refeição, para ser consumido com o vinho tinto que restava na garrafa após o assado ter terminado. Isso parecia tão óbvio que não suscitava controvérsia.
"Há afinidades naturais entre o queijo e o vinho tinto", escreveu James Beard na edição de 1949 de "The Fireside Cookbook " ("O livro de receitas da lareira"), concluindo engenhosamente, em uma pequena frase, toda a sua discussão sobre a combinação entre vinhos e queijos.
Como acontece com a maioria das crenças populares, essa ideia foi posta sob escrutínio. As pessoas mais questionadoras que se importaram em colocar essa prática em xeque se deram conta de que o vinho tinto nem sempre vai tão bem com o queijo. De fato, em certas combinações dolorosas, o vinho tinto e o queijo se chocavam como suco de laranja e pasta de dente. Ah, mas e vinho branco com queijo? Fica muito melhor. Afinidades naturais!

Leia mais...
Por Eric Asimov, The New York Times News Service/Syndicate